Blog

  • Home
  • Blog
  • A transformação de Data Center para Nuvem
Você está aqui:

A transformação de Data Center para Nuvem

Muita coisa se transformou desde a extinção dos antigos disquetes para o armazenamento de dados em nuvem.

A quantidade de informações que existe em nosso poder atualmente, possibilitada pela tecnologia, é responsável por esta grande mudança.

Mas até aonde esta mudança é benéfica? Ela irá parar em algum momento ou perderemos o controle das transformações?

 

 “O perigo de verdade não é que computadores passem a pensar como humanos, mas sim que humanos passem a pensar como computadores”. Sydney Harris

 

O jornalista Sidney Harris e sua visão crítica sobre a tecnologia, direciona os pensamentos para que o processo inverso da tecnologia não ocorra, ou seja, se toda a evolução de tecnologia que tivemos até agora, foi criada pelas necessidades humanas, as facilidades tecnológicas não podem dirigir o nosso dia a dia.

O ponto é que utilizar as novas tecnologias e suas tendências sabiamente é benéfico, facilitador e estratégico para as empresas e, uma equipe especializada, consegue direcionar estes processos com propriedade.

 

Os Benefícios da Transformação de Data Center para Nuvem

A agilidade na transmissão, compressão segura de arquivos e a segurança de armazenamento virtual, são com certeza os principais benefícios relacionados à transformação de Data Center para Nuvem.

Se tínhamos (e ainda temos) espaços físicos reservados para armazenagem e segurança destes tipos de informação, podemos também apontar a redução de espaço físico como um benefício, pois também tivemos evolução em espaços de trabalhos, como os “coworkings” e “homeoffices”.

 

INFOGRÁFICO: A evolução do Data Center para Nuvem

Uma pesquisa realizada pela Ciena (especialista em redes, que criou o infográfico abaixo), mostra que a tendência de migração para nuvem já era de 60% da empresas que possuíam data center, em 2016.

A previsão de investimento total em infraestrutura de TI para data centers, no mesmo ano, era de 152 bilhões de dólares.

Veja no infográfico abaixo toda esta evolução, que com certeza não para por aí.

 

A Evolução do Data Center para Nuvem

Fonte CanalTech