Blog

  • Home
  • Blog
  • Qual a importância da tecnologia para pequenas e médias empresas?
Você está aqui:

Qual a importância da tecnologia para pequenas e médias empresas?

O avanço da tecnologia para pequenas e médias empresas, vivido mundialmente é inegável e contagiante. Otimiza processos, acelera os ritmos econômicos e processuais. Mas toda esta evolução é restrita à um grupo de empresas?

Em nosso post de hoje, falaremos da importância da tecnologia para  as pequenas e médias empresas e você pode estar neste grupo.

Qual a importância da tecnologia para PME?

Em um estudo feito pelo SEBRAE, mais da metade do PIB do comércio é gerado por Micro e Pequenas empresas:

Mais da metade do PIB do comércio vem dos pequenos negócios

Estudo do SEBRAE Micro e Pequenas Empresas

As pequenas e médias empresas atuais, são frutos de uma geração de empreendedores, que despontaram no empreendedorismo após uma onda de relações trabalhistas ruins, modificações em processos produtivos ou concretização de um sonho.

Ser empreendedor nada mais é que colocar este sonho na vida real e vivê-lo. Mas onde fica a tecnologia em todo este sonho?

-Exatamente na execução.

A tecnologia move o mundo. –  Steve Jobs

A evolução das máquinas, surgimento de novas profissões e soluções de diversos problemas, são resultado desta tecnologia que move o mundo, na opinião de Steve Jobs.

Com adequação, orientação e visão administrativa, a tecnologia é inserida nas pequenas e médias empresas de forma inteligente, completando um processo para reduzir tempo de produção, custos ou até mesmo diferenciais de produto.

A tecnologia na era digital, propõe conectar tudo e todos. Uma delas com maior popularidade é a Cloud Computing (computação em nuvem), que agiliza o tráfego de dados e  os torna acessíveis de qualquer lugar, em um smartphone, por exemplo. Este tipo de tecnologia não é somente para grandes empresas.

As PME se beneficiam e muito de processos tecnológicos como este; o que torna a tomada de decisões, muitas vezes mais ágil e consequentemente, a perda de oportunidades é reduzida ao máximo.

Tecnologias x Empreendedorismo

Se por um lado, os empreendedores são repletos sonhos e buscam suas concretizações, a tecnologia para pequenas e médias empresas, com certeza possui papel essencial nesta forma de agir.

Oferecer soluções de segurança da informação,  backup de dados, controle de acessos, indicadores de risco, sistemas de planejamento, monitoramento de performance e relatórios gerenciais para subsidiar as decisões de negócio é o facilitador pra quem vive de empreender!

Mas toda esta tecnologia precisa de especialistas para sua gestão. É fato que ela facilita e populariza, mas a visão estratégica, organizadora e administrativa são fundamentais para a gestão tecnológica de pequenas e médias empresas.

Fonte: Egestor

Espero que você tenha gostado e, que de alguma forma, este conteúdo te inspire a buscar novas tecnologias, pelo sucesso dos seus negócios!