Blog

  • Home
  • Blog
  • Investimentos em tecnologia: A cada 1% investido, o lucro é de 7% em dois anos
Você está aqui:

Investimentos em tecnologia: A cada 1% investido, o lucro é de 7% em dois anos

Uma pesquisa recente da FGV, sobre investimentos em tecnologia analisou mais de 2.500 alunos de graduação e pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas e obteve resultados importantes para o segmento da tecnologia.

Monitorar, comparar e estudar as formas de utilização e investimentos em tecnologias pelas empresas, foi o objetivo deste estudo.

Os importantes resultados, para nós e para as empresas de uma forma geral, você vai ver aqui neste post 😉

Como as empresas encaram os investimentos em tecnologia?

Investir em tecnologia, faz parte não somente de estratégias pontuais, com intuito de gerar agilidade e eficiência em produtos e serviços, como também de um plano maior.

Através da pesquisa citada no início deste post, podemos ver que investir em tecnologia, faz parte do Business Plan, que visa otimização, posicionamento de mercado e claro, lucros.

Um dos dados que não é mais novidade e que sempre surpreende é que mesmo em tempos de economia recessiva, os investimentos em tecnologia, continuam estáveis nas empresas e em alguns segmentos até crescem!

Os mesmos são vistos como metas de sucesso e dificilmente são retirados dos planos em tempos de crise.

Positivamente falando, as empresas utilizam-se da tecnologia para atingir seus planos e objetivos de negócios.

Dos investimentos feitos por empresas, em tecnologia, nos últimos 2 anos, o lucro aumentou 7%.

Estes dados, mostram que manter o investimento em tecnologia é uma ótima forma de atravessar períodos difíceis nos negócios.

E quanto aos sistemas utilizados pelas empresas?

A pesquisa também revelou dados de utilização de sistemas pelas empresas, de acordo com seu porte.

Os Sistemas Integrados de gestão TOTVS, SAP e Oracle, estão em 81% do mercado. TOTVS lidera no total e nas empresas menores e SAP nas maiores.

Ainda sobre sistemas, o BI (Business Intelligence) é o responsável por boa parte dos lucros dos fabricantes, com empresas de grande nome.

Estes dados mostram que tanto empresas de grande porte, quanto PME também utilizam os sistemas de gestão de forma efetiva, o que justifica o investimento sem queda, mesmo na recessão.

O que tudo isso implica?

A utilização da tecnologia e seu investimento, são atualmente, uma das principais formas de entender o mercado, o segmento e o negócio em específico.

Os sistemas, por sua vez, trazem por meio da tecnologia, os dados para compreender e direcionar a tomada de decisões, aferindo com cada vez mais precisão os resultados.

Com estes dados em mãos, é possível defender um investimento em tecnologia a curto prazo, com lucros de 7% e a segurança de uma estabilidade de mercado acima da média de negócios.


Kraft oferece diversos produtos e serviços voltados para tecnologia, podendo prover soluções para que a empresa possa atingir o máximo em resultados no seu ambiente operacional. Conheça os produtos Kraft.