Blog

  • Home
  • Blog
  • Infográfico – Qual o impacto da tecnologia na produtividade?
Você está aqui:

Infográfico – Qual o impacto da tecnologia na produtividade?

Sabemos que a tecnologia está relacionada à produtividade e, ser eficiente, é uma meta profissional quase que unânime para muitos profissionais.

Mas e no âmbito empresarial, qual seria o ponto de partida para otimizar a produtividade e/ou o resultado final na concretização do trabalho?

 

“Você não pode impor a produtividade, você deve fornecer as ferramentas para permitir que as pessoas se transformem no seu melhor.” – Steve Jobs

Qual o impacto da tecnologia na produtividade?

Ser produtivo inclui diversos atributos, mas o resultado desta produtividade é o que diferencia profissionais, empresas e serviços.

Utilizar-se de ferramentas e processos tecnológicos são uma das formas mais eficazes para ganhar produtividade. Sem que percebamos, já utilizamos os processos tecnológico e que a cada dia são otimizados.

Emails, sistemas de banco, compras online, redes sociais e diversas ações realizadas via smartphones são a prova da tecnologia em nosso dia a dia.

Escolher as ferramentas adequadas para auxílio da produtividade é tão importante quanto escolher cargos e equipes para o sucesso. Seguindo o conceito de Jobs, faz parte da estratégia.

Ferramentas estas que aceleram, otimizam e facilitam processos com mais agilidade, assertividade e eficácia que os antigos métodos (não menos eficazes), porém de forma mais lenta.

Por que não otimizar processos realizados com tamanho esforço e se concentrar em tarefas mais estratégicas, humanas e personalizadas?

Como utilizar a tecnologia a favor da produtividade?

Atualmente o mercado tecnológico está altamente acelerado, em prol da produtividade. Sistemas de ERP, Big Data e diversos sistemas criados e adaptados para diversos tipos de negócios, são criados constantemente a fim de melhorar o desempenho de empresas de pequeno, médio e grande porte.

Algumas ferramentas são muito utilizadas por grandes empresas que bem utilizam a tecnologia a favor da produtividade. São elas:

1-Ferramentas de Business Intelligence (BI): são ferramentas que auxiliam na tomada de decisões, utilizando
como base os dados de diferentes bases de informação. Possuem como propósito, otimizar o acesso às informações levando em consideração a disponibilidade dos dados. Exemplo: BI

2-Portal Comercial: responsável pelo gerenciamento e controle de processos comerciais. O serviço permite que os vendedores façam o planejamento comercial detalhado, conferindo metas e analisando os atendimentos. Precisa possibilitar controle absoluto das negociações comerciais, reduzindo significativamente a inadimplência. Exemplo: Kraft Sales

3-Integrador: de grande importância também, este sistema cria uma interação entre banco de dados dos tipos Progress e SQL Server, que transmitem e recebem dados rapidamente, sem qualquer risco de interrupções ou bloqueios. Exemplo: Integrador

Um pouco de dados sobre produtividade…

Em um infográfico criado pela FSense, realizou uma pesquisa com mais de 2.500 funcionários de diversas empresas:

  • 86% dos entrevistados utilizam tecnologia para o trabalho;
  • 50% acredita que a empresa rastreia todos os seus dados e utilização no ambiente de trabalho;
  • 52% realizam atividades bancárias de uso pessoal através de smartphone;
  • 84% deles afirmam que acessam email pessoal durante o trabalho.

Veja o Infográfico sobre O uso da Tecnologia e sua relação com a produtividade.