Blog

  • Home
  • Blog
  • 3 desafios da TI moderna que podem te afetar neste momento
Você está aqui:

3 desafios da TI moderna que podem te afetar neste momento

É evidente que o avanço da tecnologia nunca para, assim como, muitos outros segmentos, como a comunicação ou vendas, por exemplo.

Todo este avanço coloca em evidência algumas questões que são primordiais para o desempenho ou efetivação de determinado avanço.

Seja ele a curto ou a longo prazo. Fato é, que todo avanço nos posiciona a desafios.

 

“Só depois que a tecnologia inventou o telefone, o telégrafo, a televisão, a internet, foi que se descobriu que o problema de comunicação mais sério era o de perto.”  Millôr Fernandes

 

Desafios da TI moderna que podem afetar sua empresa neste momento

 

1-Volume de dados:

A quantidade de dados coletados diariamente pelas empresas é gigantesca. E claro, não para por aí.

Ter um volume de dados muito grande coloca em desafio o armazenamento e o manuseio de informações tão valiosas.

Existe hoje formas diferenciadas de armazenamento destes dados. Podemos citar escalabilidade vertical ou horizontal com Big Data. Estas soluções variam de servidores, sistemas e volume.

Diversas características, específicas de cada caso, uma equipe especializada em TI, pode orientar de forma precisa neste quesito.

No âmbito pessoal, este desafio é ainda maior. Há pouco tempo 1 TB (Terabyte) era um gigantesco espaço que dificilmente seria preenchido. Hoje, é bem diferente certo?

2-Conectividade de rede:

Com um volume tão grande de informações e diversas aplicações funcionando simultaneamente, um dos grandes desafios é deixar estes dados e sua base conectadas, sem instabilidades.

É indispensável que a infraestrutura de rede seja adequada aos demais âmbitos da tecnologia. Assim, o trânsito de informações não será comprometido nem poderá atrasar o tráfego de dados.

3-Segurança de dados :

Um dos temas mais discutidos atualmente e que sem dúvida se mostra como o principal desafio da TI moderna é a segurança dos dados.

Se cada vez mais, eles estão valiosos e, através do Big Data, estes dados são utilizados de forma mais inteligente, a concorrência e a disputa por estas informações tende a triplicar.

No entanto, sistemas criados recentemente já possuem defesas e, claro, diferenciais de segurança para lidar com este desafio. Garantir que os dados sejam reutilizados em prol da empresa, deixou de ser um processo da Segurança de Dados, para ser um processo Estratégico de Tecnologia.

Bem, se você identificou algum destes desafios em sua empresa ou atividade pessoal e precisa de um auxílio, entre em contato conosco. Desafios são sempre bem vindos e servem para serem cumpridos!

Até logo!