Blog

  • Home
  • Blog
  • Como prevenir minha empresa de um ciberataque?
Você está aqui:

Como prevenir minha empresa de um ciberataque?

Postado em

Uma pergunta frequente que CEO’s, empresários e administradores de um modo geral, costumam fazer é: Como prevenir um ciberataque? Tem como? Existem meios suficientemente seguros para proteger os dados da minha empresa e de clientes a ponto de não prejudicar em nada meu, tempo, faturamento e o mais importante, reputação?

É sobre este tema que falaremos hoje.

Recentemente tivemos um caso histórico de ciberataque, em maio deste ano, a segurança virtual (ou insegurança), ganhou um novo ponto que jamais será esquecido mundialmente. O ataque virtual atingiu 200 mil computadores em mais de 150 países, envolvendo o sequestro de dados. Os pedidos de resgate foram em bitcoin, “criptomoeda” que não pode ser rastreada, o que dificultou o acompanhamento de autoridades para encontrar a fonte de recebimento dos valores.

Aqui no Brasil, os sistemas internos de tribunais de justiça e entidades como a Previdência Social foram atingidos, prejudicando e apavorando a população brasileira, tão leiga em segurança virtual.

Segundo as fontes, os ataques aconteceram a partir de uma brecha de segurança em versões desatualizadas de sistemas operacionais do Windows. Os computadores invadidos tiveram seus dados criptografados e o acesso às informações sequestradas somente era permitido pelos cibercriminosos após o pagamento do “resgate”.

E no caso das pequenas e médias empresas, o que pode ser feito em situações assim? Quais medidas de segurança podem ser adotadas?

Atualização

Sempre manter os sistemas operacionais devidamente licenciados e atualizados; Esta prática é a principal forma de manter a segurança, um sistema desatualizado, aponta erros, falhas e consequentemente mais facilidade de invasão.

Antivírus

Utilizar um antivírus e mantê-lo regularmente atualizado; A mesma regra do sistema operacional vale para o software do antivírus, e claro, como segurança é o ponto principal, escolher um antivírus que comporte o volume de dados que a empresa possui, é fundamental.

Backup

A boa e velha prática de backup, com cópias externas ao ambiente operacional. Esta prática deve ser implementada com regularidade em todas as empresas. A invasão dos dados da empresa é um problema gigante, mas perder todos estes dados por um erro de backup, pode ser um enorme prejuízo.

Concluindo, ignorar procedimentos tão simples quanto estes, pode facilitar ciberataques de empresas, serviços públicos e computadores pessoais.

Referência: Portal Administradores


Kraft Consulting oferece as melhores soluções, produtos e serviços na área de tecnologia da informação, inclusive, possui consultores e desenvolvedores qualificados para apresentar aos clientes os mais produtivos e eficientes softwares de gestão integrada e segurança de dados. Confira os detalhes deste serviço: Kraft Consultoria.